Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

O DESCONTROLE CAUSADO PELA TRICOTILOMANIA


                                                                                                      CATEGORIA: PSICOLOGIA
 

Os cabelos são uma das armas mais eficazes que as mulheres utilizam no processo de sedução,
várias fotos sensuais são iradas com cabelos soltos e ao vendo, dando a entender que se trata de uma mulher sensual, poderosa e bem resolvida. O mercado sabendo desse verdadeiro fascínio que não apenas as mulheres têm de cuidar de seus cabelos, mas também os homens, oferece uma infinidade de produtos capilares.

É comum que algumas pessoas puxem seus cabelos em momentos de fúria ou até mesmo que os enrole entre seus dedos enquanto refletem sobre alguma coisa. Mas ás vezes as pessoas saem do controle e começam a arrancar tufos de cabelos deixando enormes falhas, a essa doença dá-se o nome de Tricotilomania (do grego, trico = cabelo, tilo = arrancar, mania = mania) que é um transtorno de controle do impulso ou um hábito nervoso caracterizado por pessoas que arrancam os fios de cabelo e/ou pêlos diferentes partes do corpo.

O médico francês François H.Hallpeau (1842-1919), no ano de 1889, analisou este quadro patológico específico e o batizou este fenômeno de “TRICOTILOMANIA”.

Este quadro patológico caracteriza-se basicamente pelo impulso de no mínimo alguns períodos em que o indivíduo puxa constantemente seus cabelos ou pêlos. Algumas vezes tocam nesses fios arrancados, passam pelo corpo, por seus lábios a até mesmo os engolem. Vale ressaltar que não tiram não apenas os fios de cabelo do próprio couro cabeludo, geralmente também arrancam ,das sobrancelhas, dos cílios do e até mesmo do púbis. Muitas vezes relatam não sentir dor alguma ao arrancarem.

Geralmente à tricotilomania  está associada a outras patologias, como transtornos de ansiedade , distúrbios de personalidade, abuso do álcool e até mesmo a depressão. Os primeiros sintomas aparecem na infância, período anterior aos 6 anos, mas na maioria dos casos o ato de puxar até arrancar os cabelo dessa forma mais agressiva, confirmando assim a presença da doença desencadeia na adolescência entre 10 e 15 anos de idade. Mas o distúrbio propriamente dito surgirá apenas na fase adulta.
 
 Existem situações estressoras que facilitam este tipo de comportamento, dificilmente o ato de arrancar os fios ou pelos ocorre diante de outras pessoas, a menos que estas sejam próximas dela. É comum que ao estar sozinho e passando por questões emocionais, como aborrecimentos ou ansiedade, o indivíduo desenvolva a Tricotilomania.
 
O melhor caminho para tratar esta patologia é procurar ajuda de um psicólogo que juntamente com um dermatologista irão trabalhar as questões emocionais e físicas causadas. Também é comum a participação do psiquiatra em alguns casos que necessitam de intervenção medicamentosa.
 
 
Gota de Devaneio: "Num momento de descontrole somos capazes de fazer coisas mais agressivas a nós mesmos do que a qualquer outro ser."
Anderson Carlos de Oliveira      
 
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE: COMO UM BUMERANGUE TUDO VOLTARÁ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário